PT | EN | ES | FR

Contactenos: +55 (21) 4062-7374

O novo Código de Processo Civil, publicado dia 17 de março no Diário Oficial da União e que entrará em vigor em 1 (um) ano, traz mudanças para o direito internacional.

Noticias

Home > Noticias > Novo Código de Processo Civil traz mudanças para o direito internacional

"Actualización y acceso a la información de calidad es una constante y es uno de los principios fundamentales del trabajo de Alexandre Tolipan Abogados. En este espíritu consideramos que la divulgación de noticias periodísticas sobre asuntos relacionados con las áreas de actuación de la oficina, además de las noticias sobre las actividades de la misma, son de suma importancia para el acompañamiento de sus clientes, colegas y el propio equipo."

Novo Código de Processo Civil traz mudanças para o direito internacional

O novo Código de Processo Civil, publicado dia 17 de março no Diário Oficial da União e que entrará em vigor em 1 (um) ano, traz mudanças para o direito internacional.

Segundo a Prof. Nádia de Araújo, o novo CPC melhora as regras sobre a jurisdição internacional das cortes brasileiras, além de garantir a aplicação das cláusulas de eleição de foro nos contratos internacionais, garantindo, assim, a autonomia das partes.

Na realidade, a eleição de foro é prática bem comum em contratos internacionais, principalmente em casos nos quais a jurisdição para resolução de determinado conflito pode ser exercido por dois ou mais países.

Outra mudança trazida pelo novo CPC, é a extensão da jurisdição internacional dos tribunais brasileiros para além dos casos previstos nos art. 88 e 89 do atual Código de Processo Civil. Pelo novo Código, a justiça brasielira tem sua competencia extendida a casos de: 1) cobrança de alimentos, 2) relações de consumo e 3) eleição do Brasil como foro do contrato internacional.

Para mais informações, clique aqui para ler o texto das professoras Nádia de Araújo, Daniela Vargas e do Prof. Lauro Gama na íntegra.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email